sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Guia de viagem na Austrália: Como é viver em Sydney?


Algumas pessoas me perguntaram sobre isso e acho tão difícil de responder, porque depende de muitos fatores: a vida que você tem no Brasil, situação financeira, o que você espera encontrar aqui, quanto tempo pretende ficar, que tipo de visto você virá,  etc etc etc.

Mas sem delongas, vou falar de forma geral como é viver em Sydney, à parte de tudo aquilo que já falei neste post, contando com detalhes como é a vida de estudante. 

Mas algo que você tem que ter em mente, é que independente do visto, o custo de vida em Sydney é um dos mais altos do mundo, logo, o aluguel é relativamente caro, assim como supermercado etc.

Vou falar neste post do meu ponto de vista e já percebi nesses dois anos que as pessoas tem percepções diferentes e vivem a Austrália de forma diferente. Conheço pessoas que amam e nem querem mais saber do Brasil, mas conheço outras que odiaram tanto, que não querem voltar nunca mais. 


Opera House e Harbour Bridge

Eu particularmente gosto muito, então vou listar os motivos pelos quais acho que vale a pena:


Qualidade de vida: não conheço muitos países, mas conheço pessoas do mundo todo e é unânime a visão de todos de que a Austrália é um dos melhores países em termos de qualidade de vida, tanto que ele sempre está no ranking da ONU como um dos primeiros países para se viver.

Transporte público: sem dúvida o melhor que já andei na vida. Aqui não tem metrô, mas o trem é uma espécie de metrô e cobre a maior parte de Sydney. Onde não tem trem, tem ônibus e os chamados timetables (listas com horários em que os ônibus passam), estão espalhados em todos os pontos. Em 95% das vezes os ônibus chegam no horário e ainda é possível baixar o aplicativo TripGo com todas as informações necessárias a respeito do transporte público. 

E Sydney ainda conta com muitas linhas de ônibus gratuitas. 

Hospitais: Sydney conta com muitos hospitais pela cidade, mas os serviços gratuitos são para residentes permanentes ou cidadãos. Uma vez que você esteja coberto com algum seguro (Medibank, Buppa etc), pode usar os serviços em caráter de emergência e se tiver que pagar algo, o valor é bem pequeno.

Mas na minha opinião os médicos brasileiros são melhores que os daqui, tanto que de vez em quando ouço falar de diagnósticos errados que levaram a morte de um paciente.

Exemplos de uniformes
Escolas: existem escolas municipais e particulares e ambas são período integral. Os alunos usam uniformes super fofos (foto ao lado) e tiram férias durante 15 dias à cada três meses. Geralmente as escolas particulares são divididas entre escolas para meninas ou para meninos. Acho isso super estranho, mas é muito comum por aqui. E muitas crianças vão à escola sozinhas de trem ou ônibus.

Se você vier como estudante com filhos em idade escolar, é obrigatório que seu filho estude e os pais devem pagar a escola, mesmo que seja municipal.

Segurança pública: Um dos pontos que mais me motiva em ficar aqui. Sinceramente nem sei mais o que é andar na rua tendo que olhar para os lados e  ficar com medo de mexer no celular. Claro que como todo país, aqui também tem violência, mas é muito mais controlado.

Tem alguns bairros e lugares que são conhecidos como mais perigosos (como a Kings Cross e os western suburbs de Sydney), mas no geral a violência aqui gira em torno de brigas e o tal do King Punch, que é uma espécie de soco que eles dão na pessoa para deixá-la desacordada e eventualmente acaba matando.

Praias: para quem mora em cidade de praia, talvez não veja esse tópico como um benefício, mas no meu caso que morava em SP, é um super benefício. Quem mora perto de praia sabe como o clima é diferente, as pessoas são mais despojadas, parece que a gente tá sempre em clima de férias. 

Tamarama Beach


Multiculturalidade: a Austrália é um país extremamente multicultural, por isso é muito comum você trabalhar com pessoas de toda parte do mundo. Mais comum ainda é você estar no ônibus e ouvir mais de quatro ou cinco idiomas diferentes.

Por outro lado isso faz com que a maioria dos estrangeiros aqui se juntem com sua comunidade (brasileiros com brasileiros por exemplo), tornando difícil a expansão dos laços com os australianos, mas isso varia muito de pessoa para pessoa.

Australian style: os australianos são conhecidos como preguiçosos e que gostam de curtir a vida, por isso é muito comum você ir a praia no meio de uma segunda feira de verão e encontrar ela lotada. A cultura é bem despojada, cabelos emaranhados e ninguém liga para que tipo de roupa você está usando. Aqui é um país que incentiva o “seja você mesmo”.

O único ponto que eu odeeeeeio é que 90% do comércio fecha as 5 da tarde. Então dependendo do seu horário de trabalho, não dá tempo de comprar algumas coisas. Os comércios que se mantém abertos até mais tarde são: supermercados, algumas fármacias, postos de gasolina e algumas redes de lojas grandes. Mas se tiver dentro do shopping, geralmente fecha as 5.

Sydney Festival
Eventos culturais: Sydney também investe pesado em eventos culturais e tem sempre alguma coisa rolando. E tem evento para todos os gostos: teatro, cinema, música, festival de luzes, campeonatos de surf, skate, exposições de arte, Brazilian Day etc. 

Os eventos são sempre muito organizados, muitas vezes free e são super multiculturais também. Um dos exemplos é que vi o Seu Jorge de graça aqui! E foi demais, estava super lotado.



Bom gente, como vocês podem perceber viver na Austrália é realmente muito bom, e para mim o ínico fator que pega é a saudade da família. Uma vez aqui, você vai ver o quanto a saudade aperta e o como as vezes é difícil manejá-la. Por isso se você pretende viver para sempre em Sydney a dica que eu te dou é ir sempre que puder ao Brasil e recebê-los aqui sempre que puder. É uma delícia receber a família aqui, principalmente quando eles nunca viajaram para o exterior. 

Beijos!
 



Nenhum comentário: