terça-feira, 27 de março de 2012

Maquiagem HD. O que é isso??

E aí pessoal, tudo bem?
Domingo passado fui com a Helô (amiga do SENAC) no curso de maquiagem HD da Vanessa Rozan. Na verdade eu fui como modelo, mas aprendi tanto, mas tanto, que sai de lá super feliz! Fora que a Vanessa é uma fofa e extremamente competente!!
Helo, Vanessa e eu (maquiada pela Helô)
Por sinal como é bacana o Liceu de Maquiagem da Vanessa. Acho que para quem tem vontade de fazer um curso profissionalizante ou básico mesmo, vale a super a pena entrar no site: https://liceudemaquiagem.com.br  e conhecer os cursos que ela disponibiliza. Tem até cursos de automaquiagem!
Antes de optar pelo SENAC pesquisei muito a grade de formação de Maquiador do Liceu. Na época fiquei muito na dúvida entre qual escolheria, mas por conta do custo/localização acabei optando pelo SENAC, mas honestamente se pudesse voltar no tempo faria outra escolha. Então já fica a dica!
Liceu de Maquiagem (Vanessa Rozan)

Mas voltando ao assunto deste post, o curso foi totalmente baseado em maquiagem HD, e eu que nem sabia direito o que era isso, saí de lá com uma base muito bacana sobre o assunto, até porque hoje não se fala em outra coisa, principalmente quando o assunto é TV e noivas!
Mas o que é HD?
High definition significa alta definição, e hoje quando falamos que uma TV é HD é porque ela possui uma resolução bem melhor, onde conseguimos ver tudo mais claramente. Logo se o ator/apresentador possui imperfeições na pele, isso se torna mais visível aos nossos olhos.
Por isso quando falamos que a maquiagem é HD não significa necessariamente que os produtos sejam HD (apesar de muitas marcas já terem produtos desse tipo), mas sim que a make possui uma aplicação diferenciada que confere maior leveza e cobertura a pele.
Quando a TV ainda não era HD, o que se via eram muitas maquiagens carregadas que não traziam naturalidade a pele, mas que de alguma forma cobria as imperfeições necessárias.
Os desafios dessa tecnologia é que o maquiador deve estar atento a muitos detalhes, como:
·         Iluminação do estúdio: que pode alterar a cor da base totalmente. As vezes a cor a olho nu está corretíssima, mas nas câmeras pode se tornar mais clara, escura, amarelada etc;
·        Fazer teste de câmera: se for possível, porque às vezes a maquiagem parece estar perfeita, mas quando você vê no vídeo, está cheia de imperfeições, como: marcas de pincel, dedo, borrões, a pele não estar uniforme etc;
·        Não tocar na pessoa que está sendo maquiada: qualquer marca de dedo, respingo de produto ou passada de pincel vão aparecer na câmera, por isso o acabamento é fundamental e tem que ser perfeito;
·        Fazer uma pele perfeita: hoje tem maquiadores que utilizam a tecnologia do airbrush, que é uma maquininha que lança um jato do produto na pele sem que seja necessário tocar na pessoa, mas há maquiadores que gostam e outros que não, porém dá sim para fazer com o método tradicional e ter um acabamento lindo;
·        O menos é mais: fazer um super esfumado preto ficará bem mais preto na câmera, assim como o branco nem sempre ficará bom em uma maquiagem para TV e deve-se ter cuidado com o iluminador, por isso aposte sempre no menos;
·         Penugens / sobrancelha: qualquer pelo fora do lugar, discromia de pele (até dentro do nariz) aparecem na câmera e por isso não se deve esquecer nenhum detalhe;
·         Cores quentes: são melhores para a câmera do que as frias. Ficam mais naturais e bonitas;
·         Excesso de pó: aparece extremamente nítido na câmera, e isso vale também para corretivos de cores diferentes do tom da pele ou mesmo coloridos.
Como hoje a tecnologia HD está em todo lugar, é comum ver empresas de foto e filmagem para casamentos que oferecem este serviço, por isso, quando pensamos neste tipo de maquiagem não falamos apenas de televisão, mas também de noivas, formandas, debutantes etc.
O maquiador que utiliza essa técnica não necessariamente precisa de produtos específicos, o essencial é que ele seja cuidadoso, detalhista e extremamente minucioso.
E aí gata, qualquer uma de nós pode ter uma make HD!!!
Bjs!!! J

Nenhum comentário: