sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Guia de viagem na Austrália: Vida de maquiadora em Sydney



Oi gente! Mais um post gigante... Já estão se acostumando né???

Sempre recebo perguntas de maquiadores brasileiros sobre como é o trabalho de maquiador aqui em Sydney. Bom, vou falar da minha experiência, mas como tudo na vida não dá para generalizar.

Primeiramente acho importante dizer que sou maquiadora freelancer, isto é, não trabalho para nenhum lugar específico e geralmente atendo minhas clientes na casa delas. Também faço trabalhos freelances para um salão de beleza de Sydney, logo quando tem maquiagem eles me chamam, quando não tem, não vou.

Como já falei aqui no blog, não trabalho full time como maquiadora, tenho um outro trabalho administrativo numa empresa, mas tenho maquiagem toda semana e como meu trabalho na empresa é bem flexível, sempre consigo atender minhas clientes.



Agora, vou elencar alguns pontos que acho importantes:

1. Perfil das clientes:
   

No geral atendo clientes de todas as nacionalidades, mas a maioria delas são brasileiras. Acho importante frisar também que como estamos numa cidade de praia e no geral a galera é bem natureba, o perfil de maquiagem mais solicitado é o natural, até porque grande parte dos eventos ocorrem de dia na praia ou nas redondezas. A maioria nem sabe o que é um cut crease por exemplo e imagino que muitas das minhas clientes detestariam!

Outro ponto é, somos muitos brasileiros mas ao mesmo tempo muito poucos comparados com outras nacionalidades, então não fique apenas no círculo de brasileiros. Expanda sua clientela o máximo que puder. 


2. Quantidade de maquiagens:  

Isso depende muito de cada profissional. Eu não corro muito atrás por priorizar meu trabalho administrativo no momento, mas no verão e primavera a demanda cresce muito.  No inverno a demanda cai, então minha dica é preparar cursos de auto maquiagem. Eles rendem uma graninha bacana e ainda te ajudam a fidelizar as clientes.

Os salões em Sydney não são como no Brasil que bombam de clientes querendo fazer penteado e maquiagem em qualquer evento. Por ser um país onde as pessoas são criadas para se virarem, muitas meninas se viram mesmo na hora de se arrumarrem. Para vocês terem uma idéia, muitas das minhas clientes já me contaram que se maquiaram no próprio casamento...

3. Preços: 
  
Como tudo na Austrália, maquiagem também é um trabalho valorizado, mas tudo depende da região e do evento em si. 

No geral uma maquiagem normal varia entre 60,00 à 100,00 e para noivas o valor pode triplicar. Particularmente, só faço noivas que aceitem o teste, logo cobro o mesmo valor para a maquiagem e para o teste. Percebo que principalmente as clientes brasileiras parecem não entender essa questão. Muitas usam a desculpa de que o casamento será simples e a família está longe para não fazerem o teste, mas como profissional, não aceito trabalhos em que a noiva não queira fazer o teste, afinal é meu nome que está na reta... 

O valor do deslocamento também deve ser considerado no momento da composição do preço, mas sempre faço pacotes para grupos de no mínimo 3 pessoas. 


4. Parcerias: 

Assim como no Brasil, aqui você consegue fazer parcerias com fotógrafos, cerimonialistas e afins, é só buscar na internet, ir visitar os lugares ou mesmo entrar em contato por email. 

Outra dica importante é: mesmo que você não pretenda viver em Sydney pra sempre, aproveite este momento para montar seu portfólio ou acrescentar fotos à ele. Sydney é uma cidade incrível e mesmo que você volte para o Brasil, vai ter portfólio com fotos de Sydney!! Chique demais né?


5. Portfólio: 
 

Ter um portfolio é importante para qualquer profissional, mas aqui em Sydney observei que praticamente todas as minhas clientes pedem meu portfólio. No começo como não tinha, criei uma página no TUMBLR bem bonitinha para colocar vários trabalhos, incluindo maquiagens que fazia em mim – sei que isso não é tão profissional, mas me ajudou muito – e com o tempo fui reunindo fotos para criar um website. Ainda não está 100% do jeito que eu quero, mas já me ajuda bastante, até porque quero montar um portfolio mesmo, bem profissional. 

Ah!!! E o site tem que ser em inglês hein?

Além disso também estou sempre com cartões de visita que distribuo mesmo quando encontro alguém na acupuntura sabe? Hahahaha... mas sério, se entramos no assunto maquiagem e falo que sou maquiadora, já lanço meu cartão para a pessoa. Afinal, a gente não pode perder tempo.


6. Produtos: 


Bom, as Australianas não conhecem marcas de maquiagens brasileiras, mas também nunca tive problemas com os materiais que uso. Tenho um mix de produtos brasileiros e importados, mas por estar aqui há mais de dois anos, tenho investido muito mais em produtos importados, porque fica mais fácil para mim e sei que elas conhecem mais. Por sinal, algumas clientes que gostam de maquiagem, possuem produtos até melhores que os nossos...hahaha... tipo Tom Ford, Dior e afins!!! Eu por enquanto não invisto nessas marcas, porque senão terei que subir muito meu preço, mas ainda quero fazer um post falando um pouco mais dos materiais que tenho no meu kit.

Mas a maioria me pergunta que tipo de base eu uso, me pedem dicas, mas até aí acho que isso acontece em todo lugar né?

No geral Sydney é um excelente lugar para praticar. Aqui você vai encontrar todas as nacionalidades, tipos de pele, cor de pele, tipos de cabelo que você possa imaginar.

Bom gente acho que é isso. Pelo menos foi tudo o que eu consegui pensar no momento das perguntas que eu recebo. 

Mas se quiserem saber mais deixem nos comentários ou continuem me mandando emails.

Beijos!!!

Nenhum comentário: