segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como lavar seus pincéis


Hora do banho!!!! :)

Pois é pessoal, pincéis requerem cuidados especiais e se você é profissional da área e utiliza seus pincéis com frequência, deve lavá-los pelo menos uma vez por semana. Mas se seus pincéis são para uso doméstico, pode lavá-los a cada 15 dias.

Pincéis sujos
Utilizo vários produtos para a lavagem dos meus pincéis, porém a utilização dependerá de suas cerdas, que podem ser naturais ou sintéticas.

Como saber a diferença entre cerda natural ou sintética?

Os pincéis de cerdas naturais são fabricados com pelos de animais como coelhos e pôneis, por isso precisam de cuidados assim como nosso cabelo ou os pelos dos animais, enquanto que os pincéis de cerdas sintéticas são geralmente mais firmes e requerem menos produtos.

Sabonete antibacteriano Protex , Sabonete Dove Oil Cream, Shampoo Johnsons e Condicionador Dove.
Antes mesmo de colocá-los para lavar, gosto de deixá-los de molho em água morna, mas não muito quente com Dove Oil Cream. Ele ajuda a tirar principalmente os resíduos dos pincéis de base. 

Copo plástico com Dove Oil Cream e os resíduos de base já saindo dos pincéis
Por sinal, depois que a minha amiga Naty falou do Dove Oil Cream, tenho usado bastante, pois ele tira a sujeira pesada, principalmente dos pincéis de base e corretivo. Ele de fato é excelente!

Mas vamos lá...

Lavagem pincéis cerdas naturais

Como mencionei acima, eles precisam de maiores cuidados, então é quase como lavar o cabelo! A diferença é que entre o Shampoo e o condicionador, utilizo o sabonete antibacteriano.

Pincéis de cerdas naturais ou mistas como o Duo fiber que contém cerdas naturais e sintéticas
Começo pelo shampoo Johnsons (neutro) colocando um pouco do produto na palma da mão e fazendo movimentos circulares antes de enxaguá-lo.

Shampoo Johnsons


Movimentos circulares até formar espuma
Após o shampoo, coloco um pouco de sabonete antibacteriano e repito o mesmo processo. Por fim, lavo com pouco de condicionador e enxáguo até tirar todo o produto. 

Quando o pincel está muito sujo e ainda ficam resíduos após a lavagem, ainda lavo com o Dove Oil Cream. Ele é tiro e queda!

Enxugo e deixo na toalha para secar.

Lavagem pincéis cerdas sintéticas

Para os pincéis de cerdas sintéticas, não é necessário à utilização de shampoo e condicionador, então geralmente utilizo apenas o Sabonete antibacteriano. Apenas para pincéis de base e corretivo que prefiro utilizar o Dove Oil Cream e depois o sabonete antibacteriano.

Para pincéis de base utilizo o Protex e Dove Oil Cream

Para os demais pincéis de cerdas sintéticas, uso apenas Protex
Quanto aos pincéis como Duo Fiber que possuem cerdas sintéticas e naturais, lavo como os de cerdas naturais. Isso garante que ele continue macio!

Pincéis lavados na toalha

Após a lavagem, coloco todos em uma toalha e deixo secarem na lavanderia de casa, mas sem o contato direto do sol. 

Algumas pessoas gostam de utilizar o secador de cabelo para que os pincéis sequem mais rápido, mas pensem que as cerdas dos pincéis são como nosso cabelo, se desgastam com o uso do secador, logo, o tempo de vida útil do pincel será menor!

Pronto, agora eles já estão novinhos em folha e prontos para serem utilizados novamente...

Bjs!!! :)

Nenhum comentário: