domingo, 13 de maio de 2012

Quais são os passos para fazer uma Make?



Pensei em fazer este post, porque cada maquiador tem seu passo a passo para fazer uma make, e bem na verdade eu não gosto de certos e errados quando o assunto é maquiagem.

O fato é que no SENAC aprendi uma sequência diferente das que via nos blogs e na internet, mas acho que cada um tem um gosto, uma forma de fazer as coisas e eu respeito totalmente isso!! Acho que o importante é criar uma make que combine com você, com seu estilo e ser você mesma! 

Mas algumas coisas fazem sentido para mim quando testo e gosto! Então passo a utilizar aquela forma de fazer, que não necessariamente será a melhor do mundo para você, mas também tem sido a forma como tenho aprendido. Não vou passar tooooodos os passos porque na boa, é muita coisa e as vezes nem eu tenho paciência, mas vou passar os passos que considero principais.

E sem mais delongas, vamos lá:

1º Lavar o rosto: pode ser com sabonete neutro, gel de limpeza, o que se adaptar melhor ao seu tipo de pele. Porque não adianta nada usar uma base da Dior se sua pele estiver suja!! Isso fará toda diferença na make. Triste, mas verdade!


Os que eu uso:
 Sabonete de Enxofre da Granado que é fedido pra burro, mas tira toda a oleosidade da pele

Sabonete 3 em 1 com Timewise da Mary Kay, que também tira toda a oleosidade da pele. É ótimo!!



2º Tonificar ou passar Adstringente: a ideia é, se sua pele for oleosa passar um adstringente, se for normal ou mista usar o tônico. Aprendi que se usa um ou o outro. Eu sempre gostei de tônico sem álcool, porque minha pele é mega sensível e arde pra burro quando uso adstringente, mas quando fica muito oleosa, apelo sim para o adstringente.

 Gosto muito do Tônico sem álcool da Neutrogena


3º Hidratar a pele: por mais que sua pele seja oleosa, acredite, existe no mundo um hidratante para você, basta procurar! Eu gosto muito do hidratante da Nívea que não é oleoso e é básico. Agora tenho usado muito o da Mary Kay. Ele é ótimo para peles oleosas, além de ser Time Wise (anti envelhecimento).

Hidrantante Control Shine da Nívea

Hidratante Mary Kay com Timewise


4º Proteger a pele: protetor solar é outro item indispensável antes da make, mesmo a noite, porque já ouvi de um milhão de dermatologistas que as lâmpadas também prejudicam nossa pele! Incrível né?


Adoro este protetor solar da Neutrogena, pois deixa minha pele bem sequinha.

5º Primer: após a limpeza da pele, usar um primer para o rosto faz toda diferença, pois além de disfarçar os poros e deixar a pele bem aveludada, faz a make durar muito mais.

Mesmo tendo vários primes, gosto muito do primer da Contém 1g.

6º Corretivo de camuflagem: o próximo passo é disfarçar manchas avermelhadas, arroxeadas etc. Essa parte é um pouco mais difícil, mas se você tem espinhas e manchas avermelhadas, é bom investir em um corretivo verde. Ele faz milagres pela sua vida...

 Amo as paletinhas da Make Up For Ever


7º Corretivo cor da pele: muitos maquiadores preferem passar o corretivo depois da base, mas estou gostando bastante de usar da forma contrária. Assim já elimino de cara as olheiras, mesmo utilizando pouco produto. E como a minha pele é boa e eu nem sempre estou a fim de usar base, uso só o corretivo que já dá conta do recado.

O melhor corretivo para minha pele definitivamente é o Select Cover Up da MAC - NW25


8º Base: por utilizar o corretivo antes da base, acabo usando menos base e posso deixá-la um pouco mais leve.

A base que eu mais amo é a Colorstay da Revlon na cor 220 - Natural Beige

9º Pó translúcido: por ele ser solto e sem cor, fica ótimo em qualquer tom de pele e dá uma leveza incrível na make. Eu gosto muito do pó translúcido, mas no momento tenho usado o compacto da Maybelline ou o Blot da MAC que são super leves, mas possuem tonalidade.

Amo o pó da Maybelline pois deixa a pele bem Matte mesmo, além de ser ultrafino

Também segue o mesmo esquema do pó da Maybelline. Adoro os dois.

10º Sobrancelha: elas também devem ser analisadas na hora da make. É preciso corrigir as falhas, deixá-las o mais uniforme possível e natural também. O truque para a sobrancelha é usar uma sombra marrom (mais clara ou mais escura), mas evitar a preta, que fica muuuuito artificial. Vale também aqueles lápis universais estilo da Vult sabe? Fica lindo! Mas uso bastante o da Revlon que é especial para as sobrancelhas.


11º Sombras: iniciar pela mais clara e esfumar com a escura (em caso de makes com duas cores). Em makes com mais cores, fazer um degradê de cores do mais claro e finalizar com o mais escuro, lembrando sempre que esfumar com o pincel é indispensável! Deixar a divisão das cores muito marcadas não é legal e fica mega pesado... ah! E de preferência passar um primer para os olhos antes.
Aqui também entra a pálpebra inferior que pode ser feita com sombra preta e um pincel chanfrado. Se for muito difícil opte pelo lápis mesmo.

A pálpebra inferior é logo abaixo da linha d'água. Nesta foto a linha d'água foi pintada com lápis bege e a pálpebra inferior esfumada com preto.


12º Iluminador: uma sombra/lápis iluminadora rente à sobrancelha deixa os olhos mais levantados e bonitos e fazem toda diferença. Gosto muito do High brow e do High Beam ambos da Benefit.

Lápis da Benefit para passar rente a sobrancelha

High Beam da Benefit é um iluminador com tampa em formato de esmalte que fica maravilhoso!!


13º Delineador: a escolha é sua se usará ou não, mas eu acho muito mais bonito quando a make tem um delineador. Mas se você não se sente segura ok, vá para o próximo passo.

Independente da marca, amo os delineadores em gel/pasta, pois acho mais fáceis de passar.

14º Máscara: não adianta nada fazer um super olho se não usar rímel hein mulherada!! Se joga no rímel, mas os deixe bem separados (eu sei, nem sempre é possível).



A máscara de cílios Colossal da Maybelline é uma boa pedida para quem quer volume!!

15º Blush: dependendo das cores utilizadas nos olhos, o ideal é não usar uma cor muito cheguei no blush. E a regra da sombra vale para o blush, tem que esfumar bem!!!

Acho os blushes da MAC maravilhosos e duram o dia todo!


16º Batom: não menos importante o batom deve ser passado por último por um único motivo: ele sai mais rápido do que o restante da make. Os maquiadores usam primeiro o lápis de boca para depois passar o batom, mas para simplificar, o batom já fica lindo demais!

O que eu mais amo é o Bossa do Duda Molinos

Pois é meninas, é muita coisa sim, mas adapte este conteúdo a sua forma e com o tempo que tem disponível. Pule alguns passos se necessário, mas não deixe de investir na sua beleza!! Isso trará muito mais auto estima para o seu dia a dia!

Bjs!!! :)

Um comentário:

Gaby Mello disse...

olá!! vc usa esse tônico para pele normal a seca d Neutrogena. mesmo sua pele sendo oleosa? eu comprei ele mas depois que vi as indicações pro tipo de pele estou com medo de usar já que minha pele é um pouco oleosa. Obrigada bjs